Alexandra Bordalo Gonçalves é Advogada e Sócia Fundadora da sociedade Bordalo Gonçalves, Rui Jorge Rego e Associados, exercendo maioritariamente nas áreas de contencioso de insolvência, direito laboral e contratos. Dedica-se também à área do Direito da Família, prestando assessoria a pessoas e organizações.
Desde 2020, exerce funções como Presidente do Conselho de Deontologia de Lisboa, cargo que assumiu após ter sido Vice-Presidente (2017–2019) e Vogal (2014–2016).
É, desde 2012, árbitra junto do Conselho Económico e Social, no âmbito da definição de serviços mínimos para a satisfação de necessidades sociais impreteríveis.
Tem participado activamente na elaboração e negociação de contratos colectivos de trabalho.
Com uma experiência jurídica diversificada, exerce advocacia desde 1996, conciliando-a com actividades como o ensino, a formação jurídica e a participação nos media, através de artigos de opinião.
É licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde concluiu também a parte escolar do Mestrado em 1995. Concluiu uma Pós-Graduação em Direito do Trabalho em 2004 e frequentou a Parte Curricular do Mestrado em Direito do Trabalho na Universidade Católica Portuguesa.
A sua carreira é marcada pela dedicação ao Direito e à Advocacia, com enfoque na construção de soluções jurídicas sólidas, com especial destaque para a advocacia preventiva.